A Ferramenta de Avaliação da Capacidade de Recolha deDados, de Produção de Relatórios e de Análise (ARC)
Abstract: A ferramenta ARC faz parte dos esforços de monitorização de dados sobre a tuberculose (TB) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Foi concebida para ajudar as Missões da USAID e os programas nacionais de tuberculose (PNT) a mapear a prontidão e capacidade do atual sistema de monitorização e avaliação (M&A) e vigilância da tuberculose para recolher, comunicar, analisar e utilizar os dados gerados para melhorar a situação da tuberculose no seu país.

A ferramenta ARC tem por base o Quadro de Monitorização e Avaliação com base no Desempenho (PBMEF). Este quadro contém indicadores estandardizados que medem os resultados dos programas de tuberculose, que podem depois ser organizados em cascatas de tratamento e percursos de pacientes para ajudar os decisores a identificar como os programas de tuberculose estão a funcionar e para onde necessitam de dirigir os recursos.

A ferramenta segue as categorias indicadoras do PBMEF. Analisa sistematicamente os dados da tuberculose que são recolhidos em relação aos indicadores do quadro e identifica os pontos fortes e as lacunas do sistema de vigilância. Este é um primeiro passo decisivo no desenvolvimento de uma análise geral abrangente do sistema de M&A e vigilância da tuberculose num país.
Shortname: FS-21-518-tb-pt
Author(s): TB DIAH
Year: 2022
Language: Portuguese
Resource Type: Briefs
Source: TB DIAH
Filed under: ARC, Brief, Portuguese
Go to Top