Ferramenta de Avaliação da Capacidade de Recolha de Dados, de Produção de Relatórios e de Análise (ARC)
Abstract: A ferramenta ARC faz parte dos esforços de monitorização de dados da tuberculose (TB). Irá ajudar os países a mapear a prontidão e capacidade do seu atual sistema de monitorização e avaliação (M&A) e vigilância da tuberculose na recolha, comunicação, análise e utilização dos vários elementos de dados necessários para melhorar a situação da tuberculose no seu país.

A ferramenta tem por base o quadro de Monitorização e Avaliação com base no Desempenho (PBMEF). Este quadro contém indicadores estandardizados que medem os resultados dos programas de tuberculose, que podem depois ser organizados em cascatas de tratamento e percursos de pacientes para ajudar os decisores a identificar como os programas de tuberculose estão a funcionar e para onde necessitam de dirigir os recursos. A ferramenta tem por base as categorias indicadoras do PBMEF. Este é um primeiro passo decisivo no desenvolvimento de uma análise geral abrangente do sistema de M&A e vigilância da tuberculose num país.

A ferramenta ARC foi concebida para ser utilizada pelas Missões da USAID e programas nacionais de tuberculose (PNT) para rever sistematicamente a informação recolhida em relação aos indicadores-chave do PBMEF e identificar os pontos fortes e as lacunas no sistema de vigilância.

Orientação da Ferramenta de Avaliação da Capacidade de Recolha de Dados, de Produção de Relatórios e de Análise (ARC)
Shortname: tl-21-90-TB-a-pt
Author(s): TB DIAH
Year: 2022
Language: Portuguese
Resource Type: Guidance and Tools
Source: TB DIAH
Go to Top